Métodos de Pesquisa
Fundamentos da Metodologia Cientifica
Resumo
Capitulo 6
HIPÓTESES
Conceito. Tema, problema e hipótese. Fontes de elaboração de hipóteses.
CONCEITO
Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
- Solução provisória para um problema;
- Caráter explicativo ou preditivo;
- Coerência externa:Compatível com o conhecimento científico;
- Coerência interna:Consistência lógica.
Tema, problema e hipótese
- Tema = assunto que se deseja provar ou desenvolver.Proposição mais abrangente, dificuldade sem solução a ser determinada com precisão
- Ex.: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção.
- Problema = enunciar o que vai ser determinado com precisão.Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver
- Ex.: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?
Questões que devem ser formuladas para verificar a validade científica de um problema:
- Pode ser enunciado como pergunta?
- Corresponde a interesses metodológicos e de conteúdo?
- Tem característica científica, relacionando entre si ao menos dois fenômenos ou fatos?
- Pode ser investigado de forma sistemática, controlada e crítica?
- Suas conseqüências podem ser empiricamente verificadas?
PROBLEMA E HIPÓTESE
Formula-se o problema > propõe-se uma resposta provável e provisória = hipótese.
- Problema = interrogação sobre o tema.Ex.: Por quê se reprovam tantos alunos em Métodos de Pesquisa?
- Hipótese = resposta com detalhes.A matéria é “chata”; os alunos não estudam.
Problema - "Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?"
Hipótese - "As condições que representam fatores formadores de atitudes exercem maior influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção do que as condições que representam fatores biológicos e sócio-econômicos"
Formulação de hipóteses.
- Correlação entre duas variáveis.Se x, então y.
- Correlação entre duas ou mais variáveis.Se x, então y, sob as condições r e s;Se x1 e x2 e x3, então y.
- Muitas hipóteses podem ser convertidas em afirmações diretas em vez de condicionais.A água ferve a 100°C;Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá;
- Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá, na condição de altitude ao nível do mar.
A hipótese:
- Deve ser formalmente correta, com significado;
- Deve ser apoiada em conhecimento anterior.O tema e o problema vêm de lacunas do conhecimento existente = motivação p/ pesquisa.
- Tem de ser testada com dados empíricos.Controlados por técnicas e teorias científicas
- Hipótese não é ficção, nem deve se contrapor aos fatos.Hipóteses são criações mentais;
- Os fatos são exteriores, mundo real.
Importância das Hipóteses
- São instrumentos de trabalho da teoria.Esta gera novas hipóteses;
- Podem ser testadas como prováveis V ou F.
- Permitem o avanço da ciência .
- Dirigem a investigação.Indicam ao pesquisador o que investigar.
- São formulações relacionais gerais.Permitem a dedução de fatos.
Função das Hipóteses
- Dirigir o trabalho do cientista, constituindo-se em princípio de invenção e progresso, à medida que "auxilia de fato a imaginar os meios a aplicar e os métodos a utilizar" no prosseguimento da pesquisa e na tentativa de se chegar à certeza (hipótese preditiva ou ante-factum);
- Coordenar os fatos já conhecidos, ordenando os materiais acumulados pela observação. Aqui, a inexistência de uma hipótese levaria ao amontoamento de observações estéreis (hipótese preditiva ou explicativa, post-factum).
São necessárias quando:
- Tentamos resumir e generalizar os resultados de nossas investigações;
- Tentamos interpretar generalizações anteriores;
- Tentamos justificar, fundamentando, nossas opiniões;
- Planejamos um experimento ou uma investigação para a obtenção de mais dados;
- Pretendemos submeter uma "conjuntura" à comprovação.
Suas principais funções são:
- Generalizar uma experiência, quer resumindo, quer ampliando os dados empíricos disponíveis;
- Desencadear inferências, atuando como afirmações ou conjecturas iniciais sobre o "caráter", a "quantidade" ou as "relações" entre os dados;
- Servir de guia à investigação;
- Atuar na tarefa de interpretação (hipóteses explicativas) de um conjunto de dados ou de outras hipóteses;
- Funcionar como proteção de outras hipóteses.
Fontes de elaboração das hipóteses.
- Conhecimento familiar e senso comum.Verificar correlação entre fatos. Ex.: nuvens escuras significam chuva iminente.
- Observação.Hipóteses geram conceitos através do método indutivo. Em aprendizado, conceito ≡ hipótese.
- Comparação.Correlações entre variáveis continuam, ao comparar hipóteses antigas com as novas.
- Dedução lógica de uma teoria.
- Podem-se extrair hipóteses, por dedução lógica, do contexto de uma teoria, isto é, de suas proposições gerais é possível chegar a uma hipótese que afirma uma sucessão de eventos (fatos, fenômenos) ou a correlação entre eles, em determinado contexto.
- A cultura geral onde a ciência se desenvolve.Paradigmas ocidentais, Paradigmas orientais, Paradigmas indígenas.
- Analogias.Eng de tráfego e Eng. de Fluidos.
- Experiência Pessoal.Válida para formular hipóteses, mas visões pessoais devem se tornar universais através de fatos ferais, que é o espirito da ciência.
- Fatos destoantes na teoria.A teoria direciona as pesquisas. Teoria => hipóteses => problemas.Hipóteses novas são geradas por discrepâncias. Ex.: comportamento “dual” da luz, efeito fotoelétrico.(Lembrar do método hipotético-dedutivo)
Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica.
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