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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hoje na Aula

Métodos de Pesquisa

Fundamentos da Metodologia Cientifica

Resumo

Capitulo 6

HIPÓTESES
Conceito. Tema, problema e hipótese. Fontes de elaboração de hipóteses.

CONCEITO
Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
  • Solução provisória para um problema;
  • Caráter explicativo ou preditivo;
  • Coerência externa:
    Compatível com o conhecimento científico;
  • Coerência interna:
    Consistência lógica.
Tema, problema e hipótese
  • Tema = assunto que se deseja provar ou desenvolver.
    Proposição mais abrangente, dificuldade sem solução a ser determinada com precisão
    • Ex.: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção.
  • Problema = enunciar o que vai ser determinado com precisão.
    Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver
    • Ex.: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?
Questões que devem ser formuladas para verificar a validade científica de um problema:
  • Pode ser enunciado como pergunta?
  • Corresponde a interesses metodológicos e de conteúdo?
  • Tem característica científica, relacionando entre si ao menos dois fenômenos ou fatos?
  • Pode ser investigado de forma sistemática, controlada e crítica?
  • Suas conseqüências podem ser empiricamente verificadas?

PROBLEMA E HIPÓTESE

Formula-se o problema > propõe-se uma resposta provável e provisória = hipótese.
  • Problema = interrogação sobre o tema.
    Ex.: Por quê se reprovam tantos alunos em Métodos de Pesquisa?
  • Hipótese = resposta com detalhes.
    A matéria é “chata”; os alunos não estudam.

Problema - "Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?" 
Hipótese - "As condições que representam fatores formadores de atitudes exercem maior influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção do que as condições que representam fatores biológicos e sócio-econômicos"

Formulação de hipóteses.
  • Correlação entre duas variáveis.
    Se x, então y.
  • Correlação entre duas ou mais variáveis.
    Se x, então y, sob as condições r e s;
    Se x1 e x2 e x3, então y.
  • Muitas hipóteses podem ser convertidas em afirmações diretas em vez de condicionais.
    A água ferve a 100°C;
    Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá;
    • Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá, na condição de altitude ao nível do mar.
A hipótese:
  • Deve ser formalmente correta, com significado;
  • Deve ser apoiada em conhecimento anterior.
    O tema e o problema vêm de lacunas do conhecimento existente = motivação p/ pesquisa.
  • Tem de ser testada com dados empíricos.
    Controlados por técnicas e teorias científicas
  • Hipótese não é ficção, nem deve se contrapor aos fatos.
    Hipóteses são criações mentais;
  • Os fatos são exteriores, mundo real.
Importância das Hipóteses
  • São instrumentos de trabalho da teoria.
    Esta gera novas hipóteses;
  • Podem ser testadas como prováveis V ou F.
  • Permitem o avanço da ciência .
  • Dirigem a investigação.
    Indicam ao pesquisador o que investigar.
  • São formulações relacionais gerais.
    Permitem a dedução de fatos.
Função das Hipóteses
  • Dirigir o trabalho do cientista, constituindo-se em princípio de invenção e progresso, à medida que "auxilia de fato a imaginar os meios a aplicar e os métodos a utilizar" no prosseguimento da pesquisa e na tentativa de se chegar à certeza (hipótese preditiva ou ante-factum);
  • Coordenar os fatos já conhecidos, ordenando os materiais acumulados pela observação. Aqui, a inexistência de uma hipótese levaria ao amontoamento de observações estéreis (hipótese preditiva ou explicativa, post-factum).
São necessárias quando:
  • Tentamos resumir e generalizar os resultados de nossas investigações;
  • Tentamos interpretar generalizações anteriores;
  • Tentamos justificar, fundamentando, nossas opiniões;
  • Planejamos um experimento ou uma investigação para a obtenção de mais dados;
  • Pretendemos submeter uma "conjuntura" à comprovação.
Suas principais funções são:
  • Generalizar uma experiência, quer resumindo, quer ampliando os dados empíricos disponíveis;
  • Desencadear inferências, atuando como afirmações ou conjecturas iniciais sobre o "caráter", a "quantidade" ou as "relações" entre os dados;
  • Servir de guia à investigação;
  • Atuar na tarefa de interpretação (hipóteses explicativas) de um conjunto de dados ou de outras hipóteses;
  • Funcionar como proteção de outras hipóteses.
Fontes de elaboração das hipóteses.
  • Conhecimento familiar e senso comum.
    Verificar correlação entre fatos. Ex.: nuvens escuras significam chuva iminente.
  • Observação.
    Hipóteses geram conceitos através do método indutivo. Em aprendizado, conceito ≡ hipótese.
  • Comparação.
    Correlações entre variáveis continuam, ao comparar hipóteses antigas com as novas.
  • Dedução lógica de uma teoria.
  • Podem-se extrair hipóteses, por dedução lógica, do contexto de uma teoria, isto é, de suas proposições gerais é possível chegar a uma hipótese que afirma uma sucessão de eventos (fatos, fenômenos) ou a correlação entre eles, em determinado contexto.
  • A cultura geral onde a ciência se desenvolve.
    Paradigmas ocidentais, Paradigmas orientais, Paradigmas indígenas.
  • Analogias.
    Eng de tráfego e Eng. de Fluidos.
  • Experiência Pessoal.
    Válida para formular hipóteses, mas visões pessoais devem se tornar universais através de fatos ferais, que é o espirito da ciência.
  • Fatos destoantes na teoria.
    A teoria direciona as pesquisas. Teoria => hipóteses => problemas.
    Hipóteses novas são geradas por discrepâncias. Ex.: comportamento “dual” da luz, efeito fotoelétrico. 
    (Lembrar do método hipotético-dedutivo)
Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica.

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