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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hoje na Aula

Métodos de Pesquisa

Fundamentos da Metodologia Cientifica

Resumo

Capitulo 5

Fatos, Leis e Teorias
Teoria e Fatos. Teoria e Leis.

TEORIA E FATOS

Senso Comum:
  • Fato = Realidade;
  • Teoria = Especulação.
Aspecto Científico:
  • Fato = Observação empírica e sistemática;
  • Teoria = Relação entre fatos.
    Ordenação Significativa:
    • Conceitos;
    • Classificações;
    • Correlações;
    • Generalizações;
    • Princípios;
    • Leis;
    • Regras;
    • Teoremas e axiomas.
Através disso conclui-se que:
  • Teoria e fatos não são opostos.
    Inter-relacionados e indispensáveis à pesquisa.
  • Teoria = princípios fundamentais.
    Instrumento científico apropriado para explicação dos fatos.
  • Teoria e fato são interessantes ao cientista.
    Fatos levam à construção de teorias.
    Teoria guia a busca de fatos.
    • Haveria vários fatos não sistematizados, não relacionados, sem forma, dispersos, sem interligação.

O papel da teoria em relação aos fatos
  • Orientar os objetivos da ciência
    Delimitar guiando a extensão dos fatos a serem estudados
    • Cada área do conhecimento focaliza certos aspectos dos dados.
      • Para isto, a teoria atua:
        – Restringindo a amplitude dos fatos estudados em cada campo do conhecimento;
        – Definindo os principais aspectos de uma investigação
  • Oferecer um sistema de conceitos
    • A teoria conceitua e classifica fatos;
    • Um fato não é uma observação ao acaso, mas insere-se em um referencial teórico conhecido;
    • A ciência seleciona os fatos que deseja estudar, escolhendo alguns aspectos (não todos) do fenômeno;
    • Esta seleção é guiada por definições conceituais, que relacionam as idéias generalizadas, abstraídas da percepção científica dos fenômenos
    • A teoria tem as seguintes funções:
      • Representar os fatos, emitindo sua verdadeira concepção
        Ex.: choveu, esfriou. A chuva é causada pelo abaixamento da temperatura nas camadas altas da atmosfera, que favorece a precipitação das gotículas que formam as nuvens.
      • Fornecer um vocabulário científico (“jargão”)
        Impulso, momento, quântico, spin, calor, ...
      • Expressar uma relação entre fatos estudados
        F=m.a, E=m.c²
  • Classificando e sistematizando os conceitos
    Tabela periódica dos elementos químicos: devido à classificação realizada sobre conceitos como “massa atômica”, “camadas eletrônicas”, “ponto de fusão”, “tipo de ligação química”;
  • Resumindo a explicação dos fenômenos
    Combustão: reação química que libera energia na forma de luz e calor e que se realiza mediante a presença de substâncias combustíveis (ex. Papel) e comburentes (ex. Oxigênio do ar)A teoria resume o
A teoria resume o conhecimento.
  • Duas categorias de síntese do conhecimento
    • Generalizações empíricas
      Exs. “toda madeira flutua em água”
    • Sistemas de inter-relações
      • Grandes generalizações
        Exs. Mecânicas newtoniana, relativista e quântica. Eletromagnetismo. Ligações químicas (física quântica + química)
A teoria prevê fatos.
  • Por trás das generalizações empíricas, a teoria afirma que, nas condições X, Y, ..., tal fenômeno será observado.
    Ex: Dois movimentos de marés diários. Eclipses solares e lunares. Chuvas de verão.
A teoria indica vazios no conhecimento. 
A teoria serve para indicar os fatos e as relações que ainda não estão satisfatoriamente explicados e as áreas da realidade que demandam pesquisas

O fato inicia a teoria
Um fato novo, uma descoberta, pode provocar o início de uma nova teoria.

O fato reformula ou rejeita teorias
Os fatos podem provocar a rejeição ou a reformulação de teorias já existentes.
  • Novos fatos mostram constantemente lacunas na teoria;
  • Métodos hipotético-dedutivo, pelas tentativas de falseamento, provocam esta possibilidade
    Exs.: Geração de luz em gás rarefeito de mercúrio ou sódio. 
  • Novas situações conduzem a observações melhores;
  • Aspectos particulares, não previstos no processo de generalização, podem causar uma ampliação (até com correções) na teoria;
  • Surgem hipóteses específicas;
  • Novas técnicas de pesquisa podem forçar a mudança de foco da teoria e alterá-la.
Os fatos esclarecem os conceitos contidos na teoria
Os fatos redefinem e esclarecem a teoria previamente estabelecida, no sentido de que afirmam em pormenores o que a teoria afirma em termos bem mais gerais.
  • Todo conceito ensinado em sala de aula é bem vindo se acompanhado de exemplos que representam os fatos (e de contra-exemplos que permitem a precisa delimitação do conceito).
  • Assim, o conceito existente na mente do professor é transmitido ao aluno “com mais segurança”.
TEORIA E LEIS

  • Teoria: meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas.
    Modificando estas leis para se adequarem a novos fatos;
    Descobrindo generalizações novas e mais amplas.
  • Uma lei científica: Resume grande quantidade de fatos. Permite e prevê novos fatos. Descreve regularidades ou normas.
    Lei da queda dos corpos (Galileu);
    Lei das transmissões de pressão em um fluido (Pascal);
    Lei dos nós em circuitos (Kirchoff);
    Lei do salário mínimo (imposta);
Toda lei comporta uma regularidade e um enunciado.

A teoria é mais ampla que a lei
  • Classe de fenômenos;
    • Conjunto de leis empíricas.
    • Ex.: a teoria da gravitação de Newton engloba a lei das órbitas planetárias de Kepler e a lei da queda livre dos corpos.
  • Leis = enunciados de uma classe de fatos;
  • Teorias estruturam e relacionam as leis;
  • Teoria fornece um sistema de descrição;
  • Teoria fornece um sistema de explicação geral;
  • Teoria é uma abstração.
Correlação entre fenômenos, leis e teoria.




Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica.

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