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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Hoje na Aula

Estradas e Aeroportos

A rodovia nasce da necessidade de ligar dois pontos. 

Estudos necessários para a construção de uma rodovia.
A Primeira etapa para a construção de uma estradas são os estudos de planejamento de transporte. Esses estudos têm por finalidade verificar o comportamento do sistema viário existente para, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vistas às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados da região de estudo. As principais atividades para elaboração de um projeto viário são:
  • Estudos de tráfego;
  • Estudos geológicos e geotécnicos;
  • Estudos hidrológicos;
  • Estudos topográficos;
  • Projeto geométrico;
  • Projeto de terraplenagem;
  • Projeto de pavimentação;
  • Projeto de drenagem;
  • Projeto de obras de arte correntes;
  • Projeto de obras de arte especiais;
  • Projeto de viabilidade econômica;
  • Projeto de desapropriação;
  • Projetos de interseções, retornos e acessos;
  • Projeto de sinalização;
  • Projeto de elementos de segurança;
  • Orçamento da obra e plano de execução;
  • Relatório de impacto ambiental.

Fatores que influenciam na escolha do traçado 
São vários os fatores que interferem na definição do traçado de uma estrada. Dentre eles, destacam-se:
  • A topografia da região;
    Regiões topograficamente desfavoráveis geralmente acarretam grandes movimentos de terra, elevando substancialmente os custos de construção.
  • As condições geológicas e geotécnicas do terreno;
    As condições geológicas e geotécnicas podem inviabilizar determinada diretriz de uma estrada. Na maioria dos casos são grandes os custos necessários para estabilização de cortes e aterros a serem executados em terrenos desfavoráveis (cortes em rocha, aterros sobre solos moles, etc.).
  • A hidrologia e a hidrografia da região;
    A hidrologia da região pode também interferir na escolha do traçado de uma estrada, pois os custos das obras de drenagem geralmente são elevados.
  • A presença de benfeitorias ao longo da faixa de domínio da estrada.
    O mesmo acontece com os custos de desapropriação. Dependendo do número de benfeitorias ao longo da faixa de implantação da estrada, os custos de desapropriação podem inviabilizar o traçado.
  • Interferência no ecossistema;
    A estrada é um meio agressivo ao meio ambiente, por isso deve-se evitar regiões de preservação.

Tipos característicos de traçado
  • Traçado Espigão: Reduz o custo das obras de drenagem;
  • Traçado de Vale: Emprego de obras de drenagem. Valores baixos de rampas.

ANTEPROJETO: Estudo de elementos que podem influir na localização da estrada.
  • Topografia e Hidrologia: Mapas na escala 1:10.000;
  • Formações Geológicas e geotécnica: fotografias aéreas e mapas geológicos e pedológicos;
  • Aspectos sociais e econômicos, produção agrícola e industrial.

Implantação do Anteprojeto
  • Exame do terreno;
  • Identificação dos pontos abrigados;
  • Escolha dos pontos de interseção de tangentes (PI);
  • Identificação de coordenadas de PI's;
  • Calculo de distância entre PI's e deflexões;
  • Escolha de raios de curvas;
  • Calculo dos pontos notáveis das curvas;
  • Estaqueamento do traçado;
  • Levantamento do perfil do terreno;
  • Escolha dos PI's Verticais (PIV)
  • Determinação de cotas e estacas dos PIV's;
  • Calculo das rampas resultantes (inclinação e extensão);
  • Escolha das curvas verticais.

PROJETO FINAL
  • Detalhamento e/ou modificações do anteprojeto;
  • Terraplenagem, drenagem, superestrutura, obras de arte, paisagismo e sinalização;
  • Memorial de Calculo;
  • Justificativa de soluções;
  • Quantitativos de serviços; 
  • Especificação de materiais;
  • Métodos de execução.
Fonte: Material dado em aula

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