Estradas e Aeroportos
A rodovia nasce da necessidade de ligar dois pontos.
Estudos necessários para a construção de uma rodovia.
A Primeira etapa para a construção de uma estradas são os estudos de planejamento de transporte. Esses estudos têm por finalidade verificar o comportamento do sistema viário existente para, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vistas às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados da região de estudo. As principais atividades para elaboração de um projeto viário são:
- Estudos de tráfego;
- Estudos geológicos e geotécnicos;
- Estudos hidrológicos;
- Estudos topográficos;
- Projeto geométrico;
- Projeto de terraplenagem;
- Projeto de pavimentação;
- Projeto de drenagem;
- Projeto de obras de arte correntes;
- Projeto de obras de arte especiais;
- Projeto de viabilidade econômica;
- Projeto de desapropriação;
- Projetos de interseções, retornos e acessos;
- Projeto de sinalização;
- Projeto de elementos de segurança;
- Orçamento da obra e plano de execução;
- Relatório de impacto ambiental.
Fatores que influenciam na escolha do traçado
São vários os fatores que interferem na definição do traçado de uma estrada. Dentre eles, destacam-se:
- A topografia da região;Regiões topograficamente desfavoráveis geralmente acarretam grandes movimentos de terra, elevando substancialmente os custos de construção.
- As condições geológicas e geotécnicas do terreno;As condições geológicas e geotécnicas podem inviabilizar determinada diretriz de uma estrada. Na maioria dos casos são grandes os custos necessários para estabilização de cortes e aterros a serem executados em terrenos desfavoráveis (cortes em rocha, aterros sobre solos moles, etc.).
- A hidrologia e a hidrografia da região;A hidrologia da região pode também interferir na escolha do traçado de uma estrada, pois os custos das obras de drenagem geralmente são elevados.
- A presença de benfeitorias ao longo da faixa de domínio da estrada.O mesmo acontece com os custos de desapropriação. Dependendo do número de benfeitorias ao longo da faixa de implantação da estrada, os custos de desapropriação podem inviabilizar o traçado.
- Interferência no ecossistema;A estrada é um meio agressivo ao meio ambiente, por isso deve-se evitar regiões de preservação.
Tipos característicos de traçado
- Traçado Espigão: Reduz o custo das obras de drenagem;
- Traçado de Vale: Emprego de obras de drenagem. Valores baixos de rampas.
ANTEPROJETO: Estudo de elementos que podem influir na localização da estrada.
- Topografia e Hidrologia: Mapas na escala 1:10.000;
- Formações Geológicas e geotécnica: fotografias aéreas e mapas geológicos e pedológicos;
- Aspectos sociais e econômicos, produção agrícola e industrial.
Implantação do Anteprojeto
- Exame do terreno;
- Identificação dos pontos abrigados;
- Escolha dos pontos de interseção de tangentes (PI);
- Identificação de coordenadas de PI's;
- Calculo de distância entre PI's e deflexões;
- Escolha de raios de curvas;
- Calculo dos pontos notáveis das curvas;
- Estaqueamento do traçado;
- Levantamento do perfil do terreno;
- Escolha dos PI's Verticais (PIV)
- Determinação de cotas e estacas dos PIV's;
- Calculo das rampas resultantes (inclinação e extensão);
- Escolha das curvas verticais.
PROJETO FINAL
- Detalhamento e/ou modificações do anteprojeto;
- Terraplenagem, drenagem, superestrutura, obras de arte, paisagismo e sinalização;
- Memorial de Calculo;
- Justificativa de soluções;
- Quantitativos de serviços;
- Especificação de materiais;
- Métodos de execução.
Fonte: Material dado em aula
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