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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hoje na Aula

Métodos de Pesquisa

Fundamentos da Metodologia Cientifica

Resumo

Capitulo 1

Procedimentos didáticos
Leitura, Análise de texto e Seminário.

LEITURA



Elementos
A maior parte do conhecimento é obtido através da leitura. Ela propicia a ampliação do conhecimento, a obtenção de informações básicas ou especificas e o melhor entendimento das obras.
O hábito de ler torna a pessoa capaz de interpretar, decifrar e distinguir os elementos mais importantes e utiliza-los como fonte de novas idéias.
A partir da análise dos elementos auxiliares para a identificação de um texto o leitor consegue definir se o texto se enquadra no tipo de trabalho que o mesmo quer desenvolver. Sendo eles: titulo, data da publicação, orelha ou contracapa, índice, prefacio ou nota do autor e bibliografia.
A leitura deve conduzir a obtenção de informações e para isso existem alguns aspectos que devem ser considerados na hora de se ler uma obra, são eles: leitura com objetivo determinado, preocupação com o conhecimento de todas as palavras, interrupção da leitura (parcial ou total) e discussão.

Leitura Proveitosa
Uma leitura de estudo nunca deve ser realizada sem determinar um objetivo, sem avaliar, discutir e aplicar o conhecimento adquirido através doo desenvolvimento de sinteses e resumos.
Alguns aspectos para que a leitura seja proveitosa são:
  • Atenção: buscar entendimento e assimilação dos conteúdos básicos dos textos;
  • Intenção: interesse por aprender algo novo; 
  • Reflexão: analise do que se lê, levando em consideração todos os pontos;
  • Espirito Critico: avaliação do texto;
  • Análise: divisão dos temas em partes e determinação das relações existentes entre eles;
  • Síntese: resumo dos aspectos essenciais sem perder a sequencia lógica do pensamento do autor.
Objetivos
Existem várias maneiras e objetivos para quem pretende lidar com um texto, são elas:
  • Scanning - procura de certo tópico da obra, utilizando o índice ou sumário, ou a leitura de algumas linhas, parágrafos, visando encontrar frases ou palavras-chave;
  • Skimming - captação da tendência geral, sem entrar em minúcias, valendo-se dos títulos, subtítulos e ilustrações, se houver; deve-se também ler parágrafos, tentando encontrar a metodologia e a essência do trabalho;
  • Significado - visão ampla do conteúdo, deixando de lado aspectos secundários, percorrendo tudo de uma vez, sem voltar;
  • Estudo ou informativa - absorção mais completa do conteúdo e de todos os significados, devendo-se ler, reler, utilizar o dicionário, marcar ou sublinhar palavras ou frases-chave e fazer resumos;
  • Crítica - estudo e formação de ponto de vista sobre o texto.
A leitura de estudo ou informativa visa a coleta de informações para determinado propósito. Ela apresenta três objetivos predominantes:
  • Certificar-se do conteúdo do texto, constatando o que o autor afirma, os dados que apresenta e as informações que oferece;
  • Correlacionar os dados coletados a partir das informações do autor com o problema em pauta;
  • Verificar a validade dessas informações
Fases
A leitura informativa engloba as fases:
  • Fase de reconhecimento ou prévia.
    Leitura rápida cuja finalidade é procurar um assunto de interesse;
  • Fase exploratória ou pré leitura.
    Leitura de sondagem, tendo em vista localizar as informações, uma vez que já se tem conhecimento de sua existência;
  • Fase Seletiva.
    Leitura que visa a seleção das informações mais importantes relacionadas com o problema em questão;
  • Fase Reflexiva.
    Leitura mais profunda do que as anteriores, refere-se ao reconhecimento e a avaliação das informações, das intenções e dos propósitos do autor;
  • Fase Critica.
    Leitura que avalia as informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as ideias principais das secundarias hierarquizando-as pela ordem de importância;
  • Fase Interpretativa.
    Leitura que relaciona as afirmações do autor com os problemas para os quais, através da leitura de textos, esta se buscando uma solução;
  • Fase explicativa.
    Leitura com o intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor.  

ANÁLISE DE TEXTO

Fases
A análise de um texto refere-se ao processo de conhecimento de determinada realidade, decompondo um todo em partes, e estruturando as ideias de maneira hierárquica.
A análise permite observar os componentes de um conjunto e perceber suas possíveis relações para que se possa passar de uma ideia-chave para um conjunto de ideias especificas, através das associações ou semelhanças entre ambas, e posteriormente a generalização, observando se os elementos das ideias podem ser incluídos no geral, e depois passar a crítica utilizando processos sistemáticos e controláveis.

Objetivos e Procedimentos
A análise do texto tem como objetivo levar o estudante a:
  • Aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto;
  • Reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto;
  • Interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários;
  • Chegar a níveis mais profundos de compreensão;
  • Reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário ou acessório;
  • Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas;
  • Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias;
  • Perceber como as idéias se relacionam;
  • Identificar as conclusões e as base que as sustentam.
Por sua vez, o procedimento deve conter as seguintes etapas:
  • Para se ter um sentido completo, proceder à sua leitura integral com o objetivo de obter uma visão do todo;
  • Reler o texto, assinalando ou anotando palavras e expressões desconhecidas, valendo-se de um dicionário para esclarecer seus significados;
  • Esclarecidas as dúvidas, fazer nova leitura, visando à compreensão do todo;
  • Tornar a ler, procurando a idéia principal ou palavra-chave, que tanto pode estar explícita quanto implícita no texto; às vezes, encontra-se confundida com aspectos secundários ou acessórios;
  • Localizar acontecimentos e idéias, comparando-os entre si, procurando semelhanças e diferenças existentes;
  • Agrupá-los, pelo menos por uma semelhança importante, e organizá-los em ordem hierárquica de importância;
  • Interpretar as idéias e/ou fenômenos, tentando descobrir conclusões a que o autor chegou;
  • Proceder à crítica do material como um todo e principalmente das conclusões.
Partes da análise do texto

  • Analise dos elementos: visa a compreensão de todos os elementos básicos e essenciais de um texto;
  • Analise das relações: visa encontrar as principais relações e estabelecer conexões com os diferentes elementos essenciais do texto;
  • Analise da estrutura: visa verificar as partes de um todo, procurando evidenciar as relações existentes entre elas. Esta é uma analise mais complexa, ela pode ser estática (resultante de um processo de sucessão de fenômenos preestabelecidos, descrição das relações de todos os elementos como um todo e entre si e analise do processo que o gerou) ou dinâmica (gera um processo. O ordenamento consiste em enumerar as ideias básicas e descrever seu funcionamento e finalidade).

Tipos de análise do texto

  • Análise textual: identificar o texto como uma unidade que apresenta um pensamento completo, assinalar palavras desconhecidas, esquematizar o texto com a finalidade de evidenciar sua estrutura organizacional;
  • Análise temática: separar as ideias de acordo com sua importância e reconstituir uma nova linha de raciocinio fazendo emergir o processo lógico do pensamento;
  • Análise interpretativa e crítica: associar ideias expressas pelo autor com outras de conhecimento próprio; 
  • Problematização: debates sobre questões do texto;
  • Conclusão Textual: reelaboração pessoal da mensagem transmitida pelo texto.

SEMINÁRIO
Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Essa técnica desenvolve a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, do hábito de raciocínio e da reflexão.

Estrutura e funcionamento
Pode ser individual ou em grupo com debates após as apresentações.

Fontes
Qualquer tipo de assunto pode ser apresentado através de um seminário.

Componentes

  • Coordenador: propõe temas, preside e coordena as apresentações dos seminários;
  • Organizador: marca reuniões, coordena as pesquisas e o material, delega funções;
  • Relator: expõe o resultado dos estudos;
  • Secretário: anota as conclusões parciais e finais dos seminários após o debate;
  • Comentador: estuda o tema da apresentação antes e faz criticas adequadas antes da discussão e debate;
  • Debatedores: fazem perguntas, pedem esclarecimentos e reforçam argumentos.

Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica

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