Métodos de Pesquisa
Fundamentos da Metodologia Cientifica
Resumo
Capitulo 1
Procedimentos didáticos
Leitura, Análise de texto e Seminário.
LEITURA
Elementos
A maior parte do conhecimento é obtido através da leitura. Ela propicia a ampliação do conhecimento, a obtenção de informações básicas ou especificas e o melhor entendimento das obras.
O hábito de ler torna a pessoa capaz de interpretar, decifrar e distinguir os elementos mais importantes e utiliza-los como fonte de novas idéias.
A partir da análise dos elementos auxiliares para a identificação de um texto o leitor consegue definir se o texto se enquadra no tipo de trabalho que o mesmo quer desenvolver. Sendo eles: titulo, data da publicação, orelha ou contracapa, índice, prefacio ou nota do autor e bibliografia.
A leitura deve conduzir a obtenção de informações e para isso existem alguns aspectos que devem ser considerados na hora de se ler uma obra, são eles: leitura com objetivo determinado, preocupação com o conhecimento de todas as palavras, interrupção da leitura (parcial ou total) e discussão.
Leitura Proveitosa
Uma leitura de estudo nunca deve ser realizada sem determinar um objetivo, sem avaliar, discutir e aplicar o conhecimento adquirido através doo desenvolvimento de sinteses e resumos.
Alguns aspectos para que a leitura seja proveitosa são:
- Atenção: buscar entendimento e assimilação dos conteúdos básicos dos textos;
- Intenção: interesse por aprender algo novo;
- Reflexão: analise do que se lê, levando em consideração todos os pontos;
- Espirito Critico: avaliação do texto;
- Análise: divisão dos temas em partes e determinação das relações existentes entre eles;
- Síntese: resumo dos aspectos essenciais sem perder a sequencia lógica do pensamento do autor.
Objetivos
Existem várias maneiras e objetivos para quem pretende lidar com um texto, são elas:
- Scanning - procura de certo tópico da obra, utilizando o índice ou sumário, ou a leitura de algumas linhas, parágrafos, visando encontrar frases ou palavras-chave;
- Skimming - captação da tendência geral, sem entrar em minúcias, valendo-se dos títulos, subtítulos e ilustrações, se houver; deve-se também ler parágrafos, tentando encontrar a metodologia e a essência do trabalho;
- Significado - visão ampla do conteúdo, deixando de lado aspectos secundários, percorrendo tudo de uma vez, sem voltar;
- Estudo ou informativa - absorção mais completa do conteúdo e de todos os significados, devendo-se ler, reler, utilizar o dicionário, marcar ou sublinhar palavras ou frases-chave e fazer resumos;
- Crítica - estudo e formação de ponto de vista sobre o texto.
A leitura de estudo ou informativa visa a coleta de informações para determinado propósito. Ela apresenta três objetivos predominantes:
- Certificar-se do conteúdo do texto, constatando o que o autor afirma, os dados que apresenta e as informações que oferece;
- Correlacionar os dados coletados a partir das informações do autor com o problema em pauta;
- Verificar a validade dessas informações
Fases
A leitura informativa engloba as fases:
- Fase de reconhecimento ou prévia.
Leitura rápida cuja finalidade é procurar um assunto de interesse; - Fase exploratória ou pré leitura.
Leitura de sondagem, tendo em vista localizar as informações, uma vez que já se tem conhecimento de sua existência; - Fase Seletiva.
Leitura que visa a seleção das informações mais importantes relacionadas com o problema em questão; - Fase Reflexiva.
Leitura mais profunda do que as anteriores, refere-se ao reconhecimento e a avaliação das informações, das intenções e dos propósitos do autor; - Fase Critica.
Leitura que avalia as informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as ideias principais das secundarias hierarquizando-as pela ordem de importância; - Fase Interpretativa.
Leitura que relaciona as afirmações do autor com os problemas para os quais, através da leitura de textos, esta se buscando uma solução; - Fase explicativa.
Leitura com o intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor.
ANÁLISE DE TEXTO
Fases
A análise de um texto refere-se ao processo de conhecimento de determinada realidade, decompondo um todo em partes, e estruturando as ideias de maneira hierárquica.
A análise permite observar os componentes de um conjunto e perceber suas possíveis relações para que se possa passar de uma ideia-chave para um conjunto de ideias especificas, através das associações ou semelhanças entre ambas, e posteriormente a generalização, observando se os elementos das ideias podem ser incluídos no geral, e depois passar a crítica utilizando processos sistemáticos e controláveis.
Objetivos e Procedimentos
A análise do texto tem como objetivo levar o estudante a:
- Aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto;
- Reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto;
- Interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários;
- Chegar a níveis mais profundos de compreensão;
- Reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário ou acessório;
- Desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas;
- Encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias;
- Perceber como as idéias se relacionam;
- Identificar as conclusões e as base que as sustentam.
Por sua vez, o procedimento deve conter as seguintes etapas:
- Para se ter um sentido completo, proceder à sua leitura integral com o objetivo de obter uma visão do todo;
- Reler o texto, assinalando ou anotando palavras e expressões desconhecidas, valendo-se de um dicionário para esclarecer seus significados;
- Esclarecidas as dúvidas, fazer nova leitura, visando à compreensão do todo;
- Tornar a ler, procurando a idéia principal ou palavra-chave, que tanto pode estar explícita quanto implícita no texto; às vezes, encontra-se confundida com aspectos secundários ou acessórios;
- Localizar acontecimentos e idéias, comparando-os entre si, procurando semelhanças e diferenças existentes;
- Agrupá-los, pelo menos por uma semelhança importante, e organizá-los em ordem hierárquica de importância;
- Interpretar as idéias e/ou fenômenos, tentando descobrir conclusões a que o autor chegou;
- Proceder à crítica do material como um todo e principalmente das conclusões.
Partes da análise do texto
- Analise dos elementos: visa a compreensão de todos os elementos básicos e essenciais de um texto;
- Analise das relações: visa encontrar as principais relações e estabelecer conexões com os diferentes elementos essenciais do texto;
- Analise da estrutura: visa verificar as partes de um todo, procurando evidenciar as relações existentes entre elas. Esta é uma analise mais complexa, ela pode ser estática (resultante de um processo de sucessão de fenômenos preestabelecidos, descrição das relações de todos os elementos como um todo e entre si e analise do processo que o gerou) ou dinâmica (gera um processo. O ordenamento consiste em enumerar as ideias básicas e descrever seu funcionamento e finalidade).
Tipos de análise do texto
- Análise textual: identificar o texto como uma unidade que apresenta um pensamento completo, assinalar palavras desconhecidas, esquematizar o texto com a finalidade de evidenciar sua estrutura organizacional;
- Análise temática: separar as ideias de acordo com sua importância e reconstituir uma nova linha de raciocinio fazendo emergir o processo lógico do pensamento;
- Análise interpretativa e crítica: associar ideias expressas pelo autor com outras de conhecimento próprio;
- Problematização: debates sobre questões do texto;
- Conclusão Textual: reelaboração pessoal da mensagem transmitida pelo texto.
SEMINÁRIO
Técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Essa técnica desenvolve a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, do hábito de raciocínio e da reflexão.
Estrutura e funcionamento
Pode ser individual ou em grupo com debates após as apresentações.
Fontes
Qualquer tipo de assunto pode ser apresentado através de um seminário.
Componentes
- Coordenador: propõe temas, preside e coordena as apresentações dos seminários;
- Organizador: marca reuniões, coordena as pesquisas e o material, delega funções;
- Relator: expõe o resultado dos estudos;
- Secretário: anota as conclusões parciais e finais dos seminários após o debate;
- Comentador: estuda o tema da apresentação antes e faz criticas adequadas antes da discussão e debate;
- Debatedores: fazem perguntas, pedem esclarecimentos e reforçam argumentos.
Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica
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