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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hoje na Aula

Métodos de Pesquisa

Fundamentos da Metodologia Cientifica

Resumo

Capitulo 2

Pesquisa Bibliográfica e Resumos
Fases da pesquisa bibliográfica, Fichas, Resumos


FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A pesquisa bibliográfica compreende oito fases distintas:
  1. Escolha do tema;
  2. Elaboração do plano de trabalho;
  3. Identificação;
  4. Localização;
  5. Compilação;
  6. Fichamento;
  7. Análise e interpretação;
  8. Redação.

Escolha do Tema

O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Para a escolha de um tema de ser levado em consideração fatores internos e externos.
  • Fatores internos:
    • Selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico;
    • Optar por um assunto compatível com as qualificações pessoais, em termos de background da formação universitária e pós-graduada;
    • Encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.
  • Fatores externos:
    • A disponibilidade do tempo para realizar uma pesquisa completa e aprofundada;
    • A existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema;
    • A possibilidade de consultar especialistas da área, para uma orientação tanto na escolha quanto na análise e interpretação da documentação específica.
Após a escolha do assunto, o passo seguinte é a delimitação. É necessário evitar a escolha de temas muito amplos que conduzem a discussões intermináveis, repetições de lugares-comuns ou descobertas já superadas.
A delimitação do assunto implica:
  • Distinguir o sujeito e o objeto da questão: o sujeito é a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. É o universo de referencia. O objeto de um assunto é o tema propriamente dito.
  • Especificar os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objeto: pode ser realizado através de adjetivos explicativos ou restritivos.
    • Adjetivos explicativos: designam-se as qualidades, condições ou estados essenciais ao sujeito ou objeto.
    • Adjetivos restritivos: indicam-se as qualidades, condições ou estados acidentais do sujeito ou objeto.
  • Complementos nominais de especificação: são pessoas ou coisas que, acrescentadas a substantivos ou adjetivos, especificam a ação ou sentimentos que os mesmos substantivos ou adjetivos designam.
  • Determinação das circunstâncias: às vezes, pode ser necessário determinar as circunstâncias que limitam mais ainda a extensão do assunto, especialmente as circunstâncias de tempo e espaço.
Elaboração do Plano de Trabalho
Pode preceder o fichamento, quando então é provisório, ou ocorrer depois de iniciada a coleta de dados bibliográficos, quando já se dispõe de mais subsídios para elaboração do plano definitivo. Engloba ainda a formulação do problema, o enunciado de hipóteses e a determinação das variáveis.
Na elaboração do plano deve-se observar a estrutura de todo o trabalho científico: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Introdução: formulação clara e simples do tema, sua delimitação, importância, caráter, justificativa, metodologia empregada e apresentação sintética da questão;
  • Desenvolvimento: fundamentação lógica do trabalho, cuja finalidade é expor e demonstrar suas principais idéias. Apresenta três fases:
    • Explicação: apresentar o sentido de um tema, analisar e compreender, procurando suprimir o ambíguo ou o obscuro;
    • Discussão: é o exame, a argumentação e a explicação do tema: explica, discute, fundamenta e enuncia as proposições;
    • Demonstração: é a dedução lógica do trabalho, implicando o exercício do raciocínio.
  • Conclusão: consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação desenvolvida na parte anterior. Devem constar da conclusão a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união das idéias e, ainda, a síntese de toda a reflexão.
Identificação
É a fase de reconhecimento do assunto pertinente ao tema em estudo. O primeiro passo seria a procura de catálogos onde se encontram as relações das obras. O segundo passo, tendo em mãos o livro ou periódico, seria o levantamento, pelo Sumário ou Índice, dos assuntos nele abordados. O último passo teria em vista a verificação da bibliografia ao final do livro ou do artigo,

Localização
Tendo realizado o levantamento bibliográfico, com a identificação das obras que interessam, passa-se à localização das fichas bibliográficas nos arquivos das bibliotecas públicas, nas de faculdades oficiais ou particulares e outras instituições.

Compilação
É a reunião sistemática do material contido em livros, revistas, publicações avulsas ou trabalhos mimeografados.

Fichamento
À medida que o pesquisador tem em mãos as fontes de referência, deve transcrever os dados em fichas, com o máximo de exatidão e cuidado. A ficha é um instrumento de fácil manipulação e possibilita a ordenação dos assuntos abordados no trabalho. 

Análise e Interpretação
A primeira fase da análise e da interpretação é a crítica do material bibliográfico. Divide-se em crítica externa e interna.
A crítica externa é feita sobre "o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerado em si mesmo e em função do trabalho que está sendo elaborado.
  • Crítica do texto: averígua se o texto sofreu ou não alterações, interpolações e falsificações ao longo do tempo;
  • Crítica da autenticidade: determina o autor, o tempo, o lugar e as circunstâncias da composição;
  • Crítica da proveniência: investiga a origem do texto.
A crítica interna é aquela que aprecia o sentido e o valor do conteúdo. Compreende:
  • Crítica de interpretação ou hermenêutica: averígua o sentido exato que o autor quis exprimir;
  • Crítica do valor interno do conteúdo: aprecia a obra e forma um juízo sobre a autoridade do autor e o valor que representa o trabalho e as idéias nele contidas.
As demais fases da analise consiste na decomposição dos elementos essenciais e sua classificação, generalização e análise crítica.
A Interpretação exige a comprovação ou refutação das hipóteses com base nos dados coletados.

Redação
A redação da pesquisa bibliográfica varia de acordo com o tipo de trabalho científico que se deseja apresentar. Pode ser uma monografia, uma dissertação ou uma tese.

FICHAS
A ficha é um instrumento de trabalho imprescindível. Elas permitem:
  • Identificar as obras;
  • Conhecer seu conteúdo;
  • Fazer citações;
  • Analisar o material;
  • Elaborar críticas.
Aspecto Físico
Os tamanhos mais comuns de fichas são:
Tipo grande 12,5 cm x 20,5 cm
Tipo médio 10,5 cm x 15,5 cm
Tipo pequeno (internacional) 7,5 cm x 12,5 cm

Composição das Fichas
A estrutura das fichas, de qualquer tipo, compreende três partes principais: 
  • Cabeçalho: compreende o título genérico remoto, o título genérico próximo, o título específico, o número de classificação da ficha e a letra indicativa da seqüência;
  • Referência bibliográfica: deve sempre seguir as normas da ABNT;
  • Corpo ou texto: o conteúdo das fichas varia segundo o tipo de ficha que se está trabalhando.
Indicação da Obra
As fichas, depois de utilizadas para a realização de um trabalho, poderão ser novamente empregadas na vida acadêmica ou profissional. Dessa fonna, é desejável a indicação da obra, quer para estudos e pesquisas em disciplinas específicas, quer para estudantes de determinada área.

Local
É possível que, depois de fichada uma obra, haja necessidade de voltar a consultá-la. Assim, é também importante a indicação do local em que se acha disponível o material.

Conteúdo das Fichas
O conteúdo que constitui o corpo ou texto das fichas varia segundo sua finalidade. Pode ser:
  • Bibliográfica, que se subdivide em:
    • Bibliográfica de obra inteira; 
    • Bibliográfica de parte de uma obra.
  • Citações;
  • Resumo ou de Conteúdo;
  • Esboço;
  • Comentário ou Analítica.
Ficha Bibliográfica
Aspectos:
  • O campo do saber que é abordado;
  • Os problemas significativos tratados;
  • As conclusões alcançadas;
  • As contribuições especiais em relação ao assunto do trabalho;
  • As fontes dos dados;
  • Os métodos de abordagem e de procedimento utilizados pelo autor;
  • A modalidade empregada pelo autor;
  • A utilização de recursos ilustrativos.
Ficha de Citações
Consiste na reprodução fiel de frases ou sentenças consideradas relevantes ao estudo em pauta. Devem-se observar os seguintes cuidados
  • Toda citação tem de vir entre aspas;
  • Após a citação, deve constar o número da página de onde foi extraída;
  • A transcrição tem de ser textual;
  • A supressão de uma ou mais palavras deve ser indicada;
  • A supressão de um ou mais parágrafos também deve ser assinalada;
  • A frase deve ser complementada, se necessário;
  • Quando o pensamento transcrito é de outro autor, tal fato tem de ser assinalado.
Fichas de Resumo/Conteúdo
Apresenta uma síntese bem clara e concisa das idéias principais do autor ou um resumo dos aspectos essenciais da obra. Características:
  • É a exposição abreviada das idéias do autor;
  • É elaborada pelo leitor, com suas próprias palavras, sendo mais uma interpretação do autor;
  • Apresentam-se mais informações do que a ficha bibliográfica;
  • Não precisa obedecer estritamente à estrutura da obra: lendo a obra, o estudioso vai fazendo anotações dos pontos principais. Ao final, redige um resumo, contendo a essência do texto.
Ficha de Esboço
Refere-se à apresentação das principais idéias expressas pelo autor, ao longo da sua obra ou parte dela, de forma mais detalhada. Aspectos principais:
  • É a mais extensa das fichas, apesar de requerer, também, capacidade de síntese, pois o conteúdo de uma obra, parte dela ou de um artigo mais extenso é expresso em uma ou algumas fichas;
  • É a mais detalhada, em virtude de a síntese das idéias ser realizada quase que de página a página;
  • Exige a indicação das páginas, em espaço apropriado, à esquerda da ficha, à medida que se vai sintetizando o material.
Ficha de Comentário/Analítica
Consiste na explicitação ou interpretação crítica pessoal das idéias expressas pelo autor, ao longo de seu trabalho ou parte dele. Pode apresentar:
  • Comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se refere aos aspectos metodológicos;
  • Análise crítica do conteúdo, tomando como referencial a própria obra;
  • Interpretação de um texto obscuro para tomá-lo mais claro;
  • Comparação da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema;
  • Explicitação da importância da obra para o estudo em pauta.
Tipos de Fichas de Manzo
Manzo apresenta cinco tipos de anotações:
  • Comentário: explicitação do conteúdo, para sua melhor compreensão;
  • Informação geral: enfoque mais amplo sobre o conteúdo geral;
  • Glosa: explicitação ou interpretação de um texto obscuro para tomá-lo mais claro;
  • Resumo: síntese bem clara e concisa das idéias principais ou resumo dos aspectos essenciais;
  • Citações: reprodução fiel de palavras ou trechos considerados relevantes e que deverão ser colocados entre aspas, devido à sua importância em relação ao estudo em pauta.

RESUMOS
Os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade.

Conceito, Finalidade e Caráter
O resumo é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc., permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo. 
O caráter de um resumo depende de seus objetivos: apresentar 
  • Um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto;
  • Condensação do conteúdo, expondo ao mesmo tempo tanto as finalidades e metodologia quanto os resultados obtidos e as conclusões da autoria, permitindo a utilização em trabalhos científicos e dispensando, portanto, a leitura posterior do texto original; 
  • Análise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.
Como Resumir
Deve-se desenvolver as ideias em ordem hierárquica, fazendo um esboço e tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento, e posteriormente identificar a ideia central e o proposito que norteiam o autor através de duas questões principais: de que se trata esse texto? O que se pretende demonstrar?
Feito isso a preocupação é descobrir as partes principais que se estrutura o texto, a compreensão das ideias. É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto.
Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras-chave e entendida a relação entre as partes essenciais, pode-se passar à elaboração do resumo.

Tipos
O resumo pode ser:
  • Indicativo ou descritivo: quando faz referência às partes mais importantes, componentes do texto;
  • Informativo ou analítico: quando contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura do mesmo;
  • Crítico: quando se formula um julgamento sobre o trabalho.
Fonte: Fundamentos da Metodologia Cientifica

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