Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Hoje na Aula

PLANO DE ENSINO

Hidráulica e Hidrologia Aplicada: 80 horas-aula

I - EMENTA
Escoamentos com superfície livre. Número de Froude. Canais. Movimento Uniforme. Dissipadores de Energia. Modelos reduzidos. Pluviometria e Drenagem.

II - OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver o raciocínio, o interesse e a intuição técnico-científica a do aluno. Incentivar o interesse pelo conhecimento da hidráulica e da hidrologia. Desenvolver no aluno a necessária conceituação da importância de compatibilizar os conceitos de engenharia hidráulica e hidrológica com as condições de meio ambiente circundante. Apresentação da circulação e escoamento da água na natureza e fenômenos correlatos. Quantificação desses fenômenos de escoamentos para aplicação em engenharia civil.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver no aluno aptidão para a utilização de conceitos da Hidráulica e Hidrologia na Engenharia Civil. Desenvolver aptidão para resolução de projetos de obras hidráulicas e seu embasamento hidrológico. Fornecer subsídios para o aprendizado de outras disciplinas que utilizem os conhecimentos da hidráulica e hidrológica. Quantificação de fenômenos hidrológicos: chuva, evapotranspiração, infiltração e escoamento superficial utilizando modelos matemáticos determinísticos e estatísticos. Aplicações práticas.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Movimento Permanente Uniforme em Canais. Canais retangulares, trapezoidais naturais e artificiais. Rugosidade. Perfil de Velocidades. Dimensionamento de Canais. Retificação de Canais. Movimento Turbulento Uniforme em Canais. Movimento Variado
nos Canais. Escoamento Crítico. Ressalto Hidráulico. Remanso. Semelhança Dinâmica. Modelos reduzidos. Pluviometria e Projetos de Drenagem.

V - BIBLIOGRAFIA
Básica
AZEVEDO NETO, J. M. “Manual de Hidráulica”, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2008.
TUCCI, M.E. CARLOS A. “Hidrologia”, UFRGs, Rio Grande do Sul, 2008.
BAPTISTA, MARCIO BENEDITO; LARA, MARCIA, “Fundamentos de Engenharia Hidráulica”, Editora UFMG, Minas Gerais, 2003.

Complementar
GRIBBIN, JOHN E., “Introdução à Hidráulica, Hidrologia e Gestão de Águas Pluviais”, Editora Cengage Learning, 3a Edição, São Paulo, 2009.
CHOW, V. T. “Open-Channel Hydraulics”, Editora Mc Graw Hill – International, 2000 (atual).
VILELA, S. M; MATTOS, A. “Hidrologia Aplicada”, Editora MC Graw Hill, São Paulo, 2000.
LENCASTRE, A. “Manual de Hidráulica Geral”, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2000 (atual).PIMENTA, C.F. “Curso de Hidráulica Geral”, Editora LTC, Rio de Janeiro, 2006

Fonte: Secretária Online UNIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário