Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Hoje na Aula

Métodos de Pesquisa

RESUMO

O resumo pode ser considerado a “vitrine” do seu trabalho, a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo seu texto. 





Ele pode ser dividido em:
  • Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
  • Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
  • Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
Formato
O resumo deve ressaltar:
  • O objetivo; 
  • O método; 
  • Os resultados; 
  • As conclusões do documento. 
  • Recomenda-se o uso de parágrafo único. 
  • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. 
  • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. 
  • A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). 
  • Em trabalhos Acadêmicos: 150 a 500 palavras; 
  • Artigos Periódicos: 100 a 250 palavras; 
  • Indicações Breves: 50 a 100 palavras. 
  • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.




Um comentário:

  1. Belo post... vai me ajudar muito e certeza que ajudará muitas pessoas no decorrer do curso e principalmente na hora do TCC.

    ResponderExcluir