Métodos de Pesquisa
RESUMO
O resumo pode ser considerado a “vitrine” do seu trabalho, a parte que irá despertar nas pessoas o interesse pelo seu texto.
Ele pode ser dividido em:
- Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
- Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
- Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
O resumo deve ressaltar:
- O objetivo;
- O método;
- Os resultados;
- As conclusões do documento.
- Recomenda-se o uso de parágrafo único.
- Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
- A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento.
- A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
- Em trabalhos Acadêmicos: 150 a 500 palavras;
- Artigos Periódicos: 100 a 250 palavras;
- Indicações Breves: 50 a 100 palavras.
- As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Fonte: Pós Graduando, Unicentro.
Belo post... vai me ajudar muito e certeza que ajudará muitas pessoas no decorrer do curso e principalmente na hora do TCC.
ResponderExcluir