Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hoje na Aula

Relatório de Visita Técnica a uma Central de Concreto
O concreto, em média, é uma mistura de cimento (10%), água (7%), 
brita (42%), areia (40%) e aditivos químicos (1%).

Local: ENGEMIX 
Rua George Eastman, 1801.
Palmeiras de São José.
São José dos Campos, São Paulo. 

Layout da empresa

A Votorantim Cimentos é uma empresa que atua a mais de 10 anos no mercado e é a maior indústria do Brasil no ramo de cimentos e agregados. A capacidade anual de produção, no Brasil, é de 25,2 milhões de toneladas de cimento e 9 milhões de agregados.
O Grupo Votorantim é um dos principais conglomerados empresariais da América Latina. Atua em nove segmentos: cimentos, metais, siderurgia, celulose e papel, energia, agroindústria, química, finanças e novos negócios.
A Engemix é uma empresa pertencente ao Grupo Votorantim e atua no segmento de Concreto. Tem mais de 90 centrais espalhadas por 11 estados do país, que oferecem os melhores serviços e soluções construtivas.
Para se tornar a melhor empresa de concreto do Brasil a ENGEMIX concentra seus esforços em três pilares: gente, cliente e resultado.
  • GENTE MOTIVADA E DE ALTO DESEMPENHO
    • Projetos associados à segurança, motivação, treinamento e ao alinhamento de ideias para a formação de equipes de alto desempenho e com excelente clima organizacional.
  • CLIENTE: EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
    • Operações segmentadas, garantindo atendimento e serviços de qualidade superior a cada tipo de cliente.
  • RESULTADO SUPERIOR AO DOS CONCORRENTES
    • Eficiência na rotina de trabalho, visando à redução de custos e otimização de processos.
Estes conceitos firmam o desafio de se cumprir a missão da ENGEMIX com gente motivada e capacitada para superar as expectativas dos clientes e assim gerar grandes resultados.

Na ENGEMIX os agregados utilizados são:
  • Pedra zero;
  • Brita 1;
  • Areia Artificial;
  • Areia Natural;
  • Cimento Portland CP II-E-40 RS
  • Aditivos.
Os agregados pedra zero, brita 1, areia artificial e areia natural são armazenados em baias, como mostrado na imagem a seguir, que comportam até 300 m³ de material.

O cimento fica armazenado acima da central de mistura do concreto.

Os aditivos ficam armazenados ao lado da central de mistura.

Etapas envolvidas na fabricação do concreto na ENGEMIX
  • Depois de testados em laboratório, os materiais utilizados para a mistura do concreto (cimento, areia, brita, água, aditivos e adições) são estocados em baias ideais para cada produto garantindo sua integridade e evitando contaminação.
  • Em seguida, eles são pesados e transportados por esteira até o ponto de carga, onde são inseridos no balão da betoneira. A água, o cimento e os aditivos dão adicionados neste momento. Todo o processo é automatizado e controlado da sala de comando.Carregados, os caminhões betoneiras seguem para o dosador externo, onde o concreto é misturado por aproximadamente dez minutos e verificado pelo motorista. Neste momento podem ser adicionados alguns produtos para a produção de concretos especiais, como gelo - utilizado em concretos com temperatura controlada.
  • A betoneira é lacrada na portaria para ser entregue ao cliente.
  • A cada 20 metros cúbicos de concreto produzido pelas centrais é feita a coleta de amostra para análise do concreto em laboratório. A norma do setor prevê a análise a cada 50 metros cúbicos. Chamadas de corpo de prova, essas amostras são etiquetadas com códigos de barra, garantindo sua rastreabilidade. Os corpos de prova são testados com sete e 28 dias de idade.
Central dosadora com balança e local de armazenagem do cimento.



Local de entrada de material


 Entrada de Material


 Cada uma dessas luzes representa um tipo de material que está sendo enviado para a mistura do concreto. Quando cada uma delas se apaga, o responsável pela dosagem sabe que já chegou a quantidade certa e parte para o próximo agregado.

Esteira transportando o agregado.

Caminhão Betoneira utilizado para mistura/transporte do concreto.


Análises de laboratório
Como dito anteriormente a cada 20 metros cúbicos de concreto produzido pelas centrais é feita a coleta de amostra para análise do concreto em laboratório. Chamadas de corpo de prova, essas amostras são etiquetadas com códigos de barra, garantindo sua rastreabilidade. Os corpos de prova são testados com sete e 28 dias de idade.

Formas utilizadas para a coleta do concreto

Local de armazenamento do corpo de prova para analises

Amostra retirada no local de entrega do concreto


No laboratório de controle tecnológico da ENGEMIX são feitos os seguintes ensaios:
  • Ensaio de compressão do concreto:
A resistência a compressão é o ensaio mais usado para o controle do concreto, tanto pela facilidade de execução e baixo custo quanto pela sua importância na segurança das estruturas. Esse ensaio segue a norma estabelecida pela ABNT NBR 5739-2007 sobre ensaio de compressão de corpo cilíndrico.
É utilizado teste de carbono para saber se toda a área superior e inferior do corpo de prova esta sendo utilizada no teste, além de saber se a prensa está calibrada.


Ao ser retirado do molde o corpo de prova apresenta um certo desnível em suas extremidades. É utilizado então o processo de faceamento para que, ao ser feito o ensaio de compressão do concreto, ele não apresente divergências por causa desse desnível. 
Exemplo de corpo de prova sem faceamento

Maquina utilizada para fazer o faceamento do corpo de prova

Corpo de prova pronto para o ensaio de compressão

  • Umidade da areia.
    Sempre que chega um novo caminhão trazendo areia para o estoque, e, durante todo o dia (com mais frequência nos dias de chuva), é retirada uma amostra para medir a umidade dessa areia. Através desse processo é possível corrigir a quantidade de água colocada no concreto.


ENGEMIX e Meio Ambiente
A ENGEMIX conta com sistema de reutilização da água, cercas vivas e aspersores para a contenção de resíduos. A areia utilizada na unidade de São José dos Campos vem de Quiririm e o cimento utilizado vem de Mogi das Cruzes (Mizu Cimentos Especiais).



4 comentários:

  1. Seu blog é demais. Meus parabéns
    Sou estudante de engenharia civbil também da UNIP do campus chacara Sto. Antônio e sempre dou uma olhada aqui. Seu blog agrega muito com o que eu venho estudando.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Fico feliz em saber que você gostou do Blog, isso significa muito pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Nossa está de parabéns estou para contratar a Engemix para concretar minhas obras gostei muito de sua visita técnica !!!
    Gostaria muito de ler seu trabalho !
    Se possível me envie gabrielmarianoo@hotmail.com

    Gabriel Mariano
    Plano Engenharia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, que bom que você gostou. O conteúdo do meu trabalho não é muito diferente do material postado no blog, o que vai mudar é na elaboração, visto que será um trabalho acadêmico e que seguirá normas para sua formatação. As informações referentes a ENGEMIX serão as mesmas postadas aqui. Obrigada pela sua visita. Carla.

      Excluir