Química Aplicada
Lembrando que os alunos que se escreveram nos laboratórios L1, L2, L3, L4, L5, L6 terão as aulas ministradas pelo professor Marco e os laboratórios L7 e L8 pela professora Fernanda.
No site do Professor Barbieri tem disponível o slide de Química que a Professora Fernanda utilizou na primeira aula para a apresentação da matéria. O material do professor Marco será disponibilizado no e-mail da turma.
Os seguintes tópicos serão estudados nas aulas de química
aplicada:
- Lubrificação e Lubrificantes;
- Substâncias Lubrificantes;
- Corrosão;
- Proteção contra corrosão.
Resumo da aula:
Atrito: É a força de resistência que ocorre no deslocamento entre duas peças. O atrito causa vários problemas: aumento da temperatura, desgaste das superfícies, corrosão e formação de sujeiras. Tipos de atrito:
- Sólido, quando há contato de duas superfícies sólidas entre si;
- Deslizamento, quando uma superfície se desloca diretamente em contato com outra;
- Rolamento, quando o deslocamento se efetua através da rotação de corpos cilíndricos ou esféricos, colocado entre as superfícies em movimento. Como a área de contato é menor, o atrito também é menor;
- Fluido, quando existir, separando as superfícies em movimento, uma camada fluida.
Coeficiente de atrito: É o coeficiente de proporcionalidade (µ), considerando que a força limite de atrito estático e cinético é proporcional às solicitações normais entre as superfícies. Pode-se acrescentar as seguintes regras:
- Atrito estático é normalmente maior que o atrito cinético.
- O atrito em superfícies lubrificadas é menor do que em superfícies secas.
O Coeficiente depende:
- Das propriedades elásticas dos elementos rolantes;
- Das propriedades elásticas das pistas;
- Do acabamento superficial;
- Da direção da carga;
- Da rotação do elemento rolante;
- Da temperatura de operação;
- Do tipo do mancal;
- Das dimensões dos elementos rolantes;
- Do raio de curvatura da superfície de contato.
Tribologia - Ciência que estuda o atrito, desgaste e métodos de reduzi-lo ou eliminá-lo.
Petróleo: A teoria de
origem do petróleo mais aceita diz que ele se formou ao longo de milhares de
anos fruto da decomposição orgânica. É uma substância pastosa encontrada no
interior de rochas porosas subterrâneas em estado pastoso. O Petróleo contém
grande quantidade de hidrocarbonetos e por isso a separação molecular, pelo processo de destilação, é o primeiro passo
para a obtenção de vários derivados, de acordo com o tipo de base que pode ser
parafínica, naftênica ou mista.
Lubrificação: Procedimentos utilizados para reduzir o atrito
entre as superfícies. Dados históricos
confirmam que há mais de mil anos A.C. o homem já utilizava processos de diminuição
de atrito. Uma boa lubrificação reduz o atrito, controla a temperatura e limpa
o equipamento. Tipos de lubrificação:
- Lubrificação hidrodinâmica, total ou plena: corresponde a uma situação em que as superfícies em movimento são separadas por uma película contínua de lubrificante, eliminando qualquer contato. O desgaste é insignificante.
- Lubrificação limite ou restrita: descreve uma situação na qual, por razões de geometria, aspereza da superfície, carga excessiva ou falta de lubrificante suficiente, as superfícies dos corpos se contatam fisicamente e pode ocorrer desgaste.
- Lubrificação mista: descreve uma combinação de filme lubrificante parcial com algumas asperezas de contato entre as superfícies.
A lubrificação serve para:
- Reduzir o Atrito e o Desgaste;
- Esfriar as partes mecânicas;
- Proteger contra a ferrugem e a corrosão;
- Vedar as partes em movimento;
- Permitir um movimento livre;
- Eliminar ruídos;
- Para Prolongar a vida dos Equipamentos.
A falta de lubrificação causa uma série de problemas nas máquinas. Estes problemas podem ser:
- Aumento do atrito;
- Aumento do desgaste;
- Aquecimento;
- Dilatação das peças;
- Ruídos;
- Grimpagem
- Ruptura das peças.
Lubrificantes: São substâncias aplicadas para reduzir o
atrito. Os lubrificantes são obtidos através da destilação a vácuo e completada
com mistura adequada de aditivos para se obter a viscosidade correta. Os
lubrificantes podem ser divididos em: líquidos, sólidos e gasosos ou
pastosos.
fonte: Apostila 1, Apostila 2
Boa noite Carla, você tem apostila de quimica aplicada se tiver dar um toque pra mim no face ou na facul
ResponderExcluirAinda não comprei a apostila. Assim que eu comprar te falo.
ResponderExcluir