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terça-feira, 5 de março de 2013

Hoje na Aula

Química Aplicada

Lembrando que os alunos que se escreveram nos laboratórios L1, L2, L3, L4, L5, L6 terão as aulas ministradas pelo professor Marco e os laboratórios L7 e L8 pela professora Fernanda.
No site do Professor Barbieri tem disponível o slide de Química que a Professora Fernanda utilizou na primeira aula para a apresentação da matéria. O material do professor Marco será disponibilizado no e-mail da turma.

Os seguintes tópicos serão estudados nas aulas de química aplicada:
  • Lubrificação e Lubrificantes;
  • Substâncias Lubrificantes;
  • Corrosão;
  • Proteção contra corrosão.

Resumo da aula:

Atrito: É a força de resistência que ocorre no deslocamento entre duas peças. O atrito causa vários problemas: aumento da temperatura, desgaste das superfícies, corrosão e formação de sujeiras. Tipos de atrito:
  • Sólido, quando há contato de duas superfícies sólidas entre si;
  • Deslizamento, quando uma superfície se desloca diretamente em contato com outra;
  • Rolamento, quando o deslocamento se efetua através da rotação de corpos cilíndricos ou esféricos, colocado entre as superfícies em  movimento. Como a área de contato é menor, o atrito também é menor;
  • Fluido, quando existir, separando as superfícies em movimento, uma camada fluida.
Coeficiente de atrito: É o coeficiente de proporcionalidade (µ), considerando que a força limite de atrito estático e cinético é proporcional às solicitações normais entre as superfícies. Pode-se acrescentar as seguintes regras:
  • Atrito estático é normalmente maior que o atrito cinético.
  • O atrito em superfícies lubrificadas é menor do que em superfícies secas.
O Coeficiente depende:
  • Das propriedades elásticas dos elementos rolantes;
  • Das propriedades elásticas das pistas;
  • Do acabamento superficial;
  • Da direção da carga;
  • Da rotação do elemento rolante;
  • Da temperatura de operação;
  • Do tipo do mancal;
  • Das dimensões dos elementos rolantes;
  • Do raio de curvatura da superfície de contato.
Tribologia - Ciência que estuda o atrito, desgaste e métodos de reduzi-lo ou eliminá-lo. 

Petróleo: A teoria de origem do petróleo mais aceita diz que ele se formou ao longo de milhares de anos fruto da decomposição orgânica. É uma substância pastosa encontrada no interior de rochas porosas subterrâneas em estado pastoso. O Petróleo contém grande quantidade de hidrocarbonetos e por isso a separação molecular, pelo processo de destilação, é o primeiro passo para a obtenção de vários derivados, de acordo com o tipo de base que pode ser parafínica, naftênica ou mista.

Lubrificação: Procedimentos utilizados para reduzir o atrito entre as superfícies. Dados históricos confirmam que há mais de mil anos A.C. o homem já utilizava processos de diminuição de atrito. Uma boa lubrificação reduz o atrito, controla a temperatura e limpa o equipamento. Tipos de lubrificação:
  •  Lubrificação hidrodinâmica, total ou plena: corresponde a uma situação em que as superfícies em movimento são separadas por uma película contínua de lubrificante, eliminando qualquer contato. O desgaste é insignificante.
  •  Lubrificação limite ou restrita: descreve uma situação na qual, por razões de geometria, aspereza da superfície, carga excessiva ou falta de lubrificante suficiente, as superfícies dos corpos se contatam fisicamente e pode ocorrer desgaste.
  • Lubrificação mista: descreve uma combinação de filme lubrificante parcial com algumas asperezas de contato entre as superfícies.

A lubrificação serve para:
  •  Reduzir o Atrito e o Desgaste;
  • Esfriar as partes mecânicas;
  • Proteger contra a ferrugem e a corrosão;
  • Vedar as partes em movimento;
  • Permitir um movimento livre;
  • Eliminar ruídos;
  • Para Prolongar a vida dos Equipamentos.

A falta de lubrificação causa uma série de problemas nas máquinas. Estes problemas podem ser:
  • Aumento do atrito;
  • Aumento do desgaste;
  • Aquecimento;
  • Dilatação das peças;
  • Ruídos;
  • Grimpagem
  • Ruptura das peças.
Lubrificantes: São substâncias aplicadas para reduzir o atrito. Os lubrificantes são obtidos através da destilação a vácuo e completada com mistura adequada de aditivos para se obter a viscosidade correta. Os lubrificantes podem ser divididos em: líquidos, sólidos e gasosos ou pastosos. 


2 comentários:

  1. Boa noite Carla, você tem apostila de quimica aplicada se tiver dar um toque pra mim no face ou na facul

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  2. Ainda não comprei a apostila. Assim que eu comprar te falo.

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