Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Hoje na Aula

Materiais Naturais e Artificiais

Lista de Exercícios 
Madeira na Construção Civil


1) Como que a madeira é empregada na construção civil (temporária e definitiva)?
Forma temporária: na instalação do canteiro de obras, nos andaimes, nos escoramentos e nas fôrmas. 
Forma definitiva: é utilizada nas esquadrias, nas estruturas de cobertura, nos forros e nos pisos.

2) Quais são as principais vantagens e desvantagens?
Vantagens: Alta resistência mecânica (tração e compressão), baixa massa específica, boa elasticidade, baixa condutibilidade térmica, isolante elétrico e acústico, baixo custo, encontra-se em grande abundância, facilmente cortada nas dimensões exigidas, material natural de fácil obtenção e renovável, grande diversidade de tipos.
Desvantagens: higroscopiscidade (absorve e devolve umidade), combustibilidade, deterioração, retratilidade (alteração dimensional, de acordo com a umidade e a temperatura), anisotropia (estrutura fibrosa, propriedade direcional), limitação dimensional (tamanhos padronizados), heterogeneidade na estrutura.

3) O que são arvores endógenas, exógenas, gimnospermas e angiospermas?
Endógenas: Aquelas em que o desenvolvimento do caule se dá de dentro para fora como os bambus e as palmeiras. 
Exógenas: Aquelas em que o desenvolvimento do caule se dá de fora para dentro, com adição de novas camadas em forma de anel. Compreendem o grande grupo de árvores aproveitáveis para a produção de madeira para a construção e são classificadas como angiospermas e gimnospermas.
Gimnospermas: São arvores coníferas e resinosas, tendo as folhas em forma de agulhas e não fornecem frutos. Exemplo: Pinheiros, Araucárias, Pinhos.
Angiospermas: são arvores frondosas que podem possuir grandes diâmetros nos seus troncos, onde se encontra a lenha e representam 65% das espécies conhecidas. Exemplo: Cedro, Jatobá, Imbuia.

4) Como é a estrutura da madeira (partes)?



5) A madeira foi agrupada em 6 tipo para construção civil. Dê exemplo de cada grupo dizendo a aplicação e um tipo de arvore utilizado?
1- Construção civil pesada interna: Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura. Arvore utilizada: peroba-rosa.
2- Construção civil leve externa e leve interna estrutural: Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura. Arvore utilizada: Araucária. 
3- Construção civil leve interna de utilidade geral: São os mesmos usos descritos na leve externa e leve interna estrutural , porém para madeiras não decorativas. Arvore utilizada: Cedrinho.
4- Construção civil leve, em esquadrias: Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos. Arvore utilizada: Araucária. 
5- Construção civil assoalhos domésticos: Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada como: tábuas corridas, tacos e tacões. Arvore utilizada: Angico-preto.
6- Construção civil leve interna decorativa: Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada como: forros, painéis, lambris e guarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos. Arvore utilizada: Angelim-pedra.

6) Quais são as principais propriedades físicas da madeira?
Umidade, retratilidade, massa específica, dilatação térmica, condutibilidade térmica, condutibilidade elétrica, dureza.

7) As propriedades mecânicas na madeira é uma característica muito importante na construção civil. Como são os esforços principais, exercidos no sentido das fibras, relacionadas com a coesão longitudinal e transversal do material?
Longitudinal:
Compressão: provoca a separação das fibras e ruptura por flambagem.
Tração: produz contrações transversais, aumentando a aderência das fibras. 
Flexão dinâmica ou resiliência: capacidade da madeira de resistir aos choques. 
Cisalhamento: esforço que provoca deslizamento de um plano sobre o outro. 

Transversal:
Compressão: esforço de compressão no sentido normal às fibras, após a fase das deformações elásticas, a madeira pode sofrer esmagamento.
Torção: tende a torcer um corpo em torno de um eixo.
Fendilhamento: esforço de tração aplicado na extremidade de uma peça a fim de descolar as fibras.

8) Explique:
Madeira laminada
Tábuas sobrepostas e coladas entre si, de maneira a compor peças com seções adequadas. As peças podem ser retas ou curvas, de qualquer largura e comprimento, de seção constante ou variável, produzidas, tratadas e prontas para o uso. Constituem vigas ou peças rígidas de madeira em estruturas pré-fabricadas, formando pórticos ou arcos para quaisquer vãos e flechas.

Madeira compensada
Diversas lâminas finas de madeira, coladas uma sobre as outras, de maneira que as fibras de uma lâmina se disponham perpendicularmente sobre as da outra lâmina. Restrição da retratibilidade, relativa isotropia de comportamento mecânico. Os compensados de três folhas são indicados apenas para serviços de marcenaria e revestimentos. Aplicados em móveis e formas para concreto.

Madeira aglomerada
Aglomeração de pequenos fragmentos de madeira, utilizando-se como aglomerante materiais minerais (cimento, gesso) ou resinas sintéticas. Reduzida retratibilidade, isolamento térmico e acústico e relativa resistência mecânica (dependendo da densidade). Podem ser utilizadas para a fabricação de móveis, esquadrias, pisos, divisórias, escadas, telhados.

OSB
(Chapas de partículas orientadas) 
Composta de três camadas de partículas com orientação alternada de 90°. Melhor comportamento à flexão e estabilidade dimensional. Mesmas aplicações dos aglomerados, além de formas e escoramentos, divisórias e tapumes.

MDF
(Média Densidade de Fibras) 
Chapas confeccionadas com fibras lignocelulósicas ligadas por adesivos sob determinadas condições de pressão e temperatura. Satisfatório desempenho à flexão, homogeneidade, estabilidade dimensional, trabalhabilidade. Aceita todo o tipo de acabamento. Utilizado como integrante de divisórias, forros e outros componentes da edificação.

Fonte: Material dado em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário