Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Hoje na Aula

Complementos de Resistência dos Materiais

Nota de aula

Tensões de Deformações

- Tensão: é o resultado da ação de cargas esternas sobre uma unidade de área da seção analisada na estrutura submetidas á solicitações mecânicas.

- Tensão de Cisalhamento (): São as tensões provocadas por torção e cisalhamento e atuam na direção tangencial a área da seção transversal.

- Tensão Normal (σ): são as tensões provocadas por tração, compressão e flexão que ocorrem na direção normal a área da seção transversal.


A carga normal F, que atua na peça, origina nesta uma tensão normal, que é determinada através da relação entre a intensidade da carga aplicada "F", e a área da seção transversal da peça "A".


Na prática o Pascal torna-se uma medida pequena para tensão, então visa-se múltiplos dessa unidade.

1 Pa = 1 N/m²
1 MPa = 1 N/mm²
1 GPa = 1kN/mm²

Deformação

Definição: Quando uma força é aplicada a um corpo tende a mudar a forma e o tamanho e tais mudanças são denominadas deformação.


Diagrama de Tensão x Deformação 
Para determinação do diagrama Tensão x Deformação é feito um ensaio de tração em um corpo de prova submetido a uma carga normal "F". A medida que este carregamento aumenta, pode ser observado um aumento na distância entre os pontos marcados e uma redução na área da seção transversal até a ruptura do material.


Entre os diagramas de Tensão x Deformação de vários grupos de materiais é possivel distinguir algumas características comuns. Elas nos levam a dividir os materiais em duas importantes categorias, que são os materiais Dúcteis e os materiais Frágeis.


Materiais Dúcteis: São aqueles que apresentam grandes deformações plásticas antes de romper. Ex: Aço, Cobre, Alumínio etc.

Materiais Frágeis: São aqueles que não admitem deformações plasticas. Ex: Ferro Fundido, Granito, Mármore, Concreto etc.


Lei de Hooke
No trecho inicial do diagrama Tensão x Deformação, a tensão é diretamente proporcional à deformação e podemos escrever:

Essa relação é conhecida como Lei de Hooke. 
O coeficiente "E" é chamado de módulo de elasticidade ou módulo de young, que é determinado pela força de tração entre os átomos dos materiais. Ex: 
E Aço = 210 GPa
E Alumínio = 70 GPa

Tensão Admissível
No projeto de uma estrutura, deve-se considerar que a carga limite do material seja maior que o carregamento que este irá suportar em condições normais de utilização. Este carregamento menor é chamado de admissível, de trabalho ou de projeto. Quando se aplica a carga admissível, apenas uma parte da capacidade do material está sendo solicitada, a outra parte é reservada para garantir ao material condições de utilização segura.


a) Região de Segurança
b) Região de Trabalho


A Tensão admissível é determinada através da relação Tensão de Escoamento pelo Coeficiente de Segurança (CS) para os materiais Dúcteis, e Tensão de Ruptura pelo Coeficiente de Segurança para os materiais Frágeis.


Coeficiente de Segurança
A fixação do coeficiente de segurança é feita nas normas de cálculo e, muitas vezes, pelo próprio projetista baseado em experiencias e de acordo com seu critério.
A determinação do "CS" adequado para diferentes aplicações requer uma análise cuidadosa que levenem conta diversos fatores, tais como:
  • Material a ser aplicado;
  • Tipo de carregamento;
  • Frequência d carregamento;
  • Ambiente de atuação;
  • Grau de importância da estrutura.
O "CS" são dados pelas normas técnicas da ABNT.

Flexão Simples ou Pura
Considere a viga simplesmente apoiada, submetida a duas forças concentradas

Essas forças produzem deslocamentos nos diversos pontos do eixo da viga, dando origem a tensão interna. As fibras inferiores serão alongadas, ficando sujeitas a esforços de tração, e as fibras superiores serão comprimidas, ficando sujeitas a esforços de compressão.
Essas deformações originam internamente na viga tensões de tração e compressão.


Para o cálculo da tensão ao longo do corpo sólido teremos que utilizar a seguinte equação

Onde: 
m é o momento fletor;
I é o momento de inércia;
y é a distância da linha neutra até o ponto que se quer calcular a tensão.

Do estudo das características das seções planas, define-se módulo resistente (w) por w = I/y, então temos que a tensão fica:



Flexão Composta
A Flexão composta é a ação combinada de força normal e momento fletor.
Na pratica a flexão composta ocorre frequentemente em pilares, em vigas protendidas, em muro de arrimo etc.


Fonte: Material dado em aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário