Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hoje na Aula

Ergonomia, Antropometria e Acessibilidade

Ergonomia Resumo

A Ergonomia é apresentada como uma disciplina que visa adaptar o trabalho ao homem, preservando a saúde, o conforto e a segurança dos operadores, e ao mesmo tempo aprimorando a performance e a produtividade nas organizações.

Definição de Ergonomia:
  • Conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho.
  • É a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador.
Objetivo da Ergonomia:
  • Adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.

Breve História da Ergonomia.
- 1774 começaram as primeiras mecanizações da produção.
- 1800 veio a Revolução Industrial.
Nesse período priorizava-se a maquina e não o homem. Foi uma época de péssimas condições de trabalho e com isso houve muita tensão social desencadeando a base para o manifesto de Marx e Engels.
- 1920 até 1940 2º Guerra Mundial
Época onde se buscava a produção máxima. O lema era adaptar o homem ao trabalho e o trabalhador era avaliado em função de sua produtividade. Com isso surgiram o aparecimento de lesões por esforços repetitivos e traumas musculares.
- 1948 até 1950 procura-se adaptar as condições de trabalho ao homem e a partir daí nasce o conceito moderno de ergonomia.
Conjunto de ciências e tecnologias que procura fazer um ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.

Custos x Benefícios da Ergonomia


Intervenções Ergonômicas
As intervenções ergonômicas tendem a amenizar ou até mesmo solucionar problemas que podem afetar o trabalhador. Ela promove um espaço mais seguro de trabalho dentro de uma empresa.

Passos para a Intervenção Ergonômica:
  • Transformar condições primitivas em postos de trabalho
  • Melhorar as condições de conforto relacionadas ao ambiente de trabalho
  • Melhorar o método de trabalho
  • Melhorar a organização do sistema de trabalho
  • Ergonomia de concepção:
    Soluções ergonômicas: 1- revezamento 2- Pausas 3- Melhorias na organização do trabalho 4- Melhorias no método de trabalho 5- Pequenas melhorias nos postos de trabalho 6- Projetos de melhoria ergonômica 7- Orientação ao trabalhador sobre práticas corretas.

 Áreas da Ergonomia Aplicada ao trabalho
  • Ergonomia na Organização do trabalho pesado.
    Planejar o trabalho em atividades fisicamente pesadas, com alto dispêndio de energia e, em alguns casos, em ambientes de alta temperaturas, tendo como objetivo evitar os quadros de fatigas.
  • Biomecânica aplicada ao trabalho.
    É o estudo dos movimentos humanos sob a ótica da mecânica. Estuda-se as sobrecargas na coluna vertebral, as posturas incorretas, a prevenção da fadiga muscular, a prevenção das tendinites, tenossinovites, as lesões por movimentos repetitivos.


  • Adequação ergonômica geral do posto de trabalho.Através dos estudos de antropometria, planeja-se os postos de trabalho visando um índice de satisfação de 90% da população trabalhadora, nos diversos tipos de trabalhos em pé, semi-sentados ou sentados.



  • Prevenção da fadiga no trabalho.Identificando e corrigindo os fatores de sobrecarga.
  • Prevenção do erro humano.Mecanismos que detectem as causas do acidente e impeçam o desgaste do corpo e da mente por falta de atenção. Ferramentas: ECA (Estudo do Curso da Ação) e Árvore de causas do erro humano – permitem avaliar toda a atividade: os riscos e possíveis causas envolvidos. Compreendem fazer a observação detalhada das fases de operação; registrar conjunto de comportamentos; verificar as dificuldades do trabalhador para realizar cada tarefa.


Abordagem multiprofissional em soluções ergonômicas
A ergonomia deve ser abordada em equipe interprofissional, porque não há uma categoria profissional capaz de dar uma solução ergonômica completa.
  • Médico do trabalho – avalia a situação sob o ponto de vista biomecânico – prevendo desgastes físicos e prejudiciais a saúde.
  • Engenheiro industrial – pode fazer alterações mas depende do médico do trabalho para auxiliar no reconhecimento dos agravos a saúde
  • Projetista/desenhista – desenvolverá projeto específico em solução dos problemas mas não conseguirá identifica-los
  • Engenheiro de tempos e métodos – solucionará todos os problemas trazidos pelos outros profissionais.
Fonte: Material dado em Aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário