Sugestões, reclamações ou duvidas: estagionaobra@gmail.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Hoje na Aula

Lista de Hidrologia

Data de entrega: 27 de Setembro

1) Defina o que é hidrologia.
É a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida.

2) O que é uso consuntivo?
É quando, durante o uso, é retirada uma determinada quantidade de água dos mananciais e depois de utilizada, uma quantidade menor e/ou com qualidade inferior é devolvida, ou seja, parte da água retirada é consumida durante seu uso.

3) O que é uso não consuntivo?
É aquele uso em que é retirada uma parte de água dos mananciais e depois de utilizada é devolvida a esses mananciais a mesma quantidade e com a mesma qualidade, ou ainda nos usos em que a água serve apenas como veiculo para uma certa atividade, ou seja, a água não é consumida durante seu uso.


4) O que é hidrometeorologia?
É a parte da hidrologia que trata da água na atmosfera.

5) O que é geomorfologia?
Trata da análise quantitativa das características do relevo de bacias hidrográficas e sua associação com o escoamento.

6) Defina o ciclo hidrológico.
É a apresentação, em fases distintas e interdependentes, da água, desde sua precipitação, até seu retorno á atmosfera em forma de vapor. 

7) Defina o que é precipitação.
É a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.

8) O que é precipitação convectiva?
O aquecimento desigual da superfície terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável.

9) O que é precipitação orográfica?
Resultam da ascensão mecânica de correntes de ar úmido horizontal sobre barreiras naturais, tais como montanhas.

10) O que é altura pluviométrica ou altura de chuva?
Expressa a quantidade de chuva pela altura de água caída e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável sem se evaporar.

11) O que é um pluviômetro ou pluviógrafo?
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo)precipitados durante um determinado tempo e local.

12) Qual a importância das alturas pluviométricas diárias, mensais e anuais?
É importante para a elaboração de cronogramas de obra, problemas ligados a distribuição de água para a irrigação. As alturas pluviométricas mensais obtêm-se a partir da soma do volume de água caída durante todos os dias de um mês e as anuais é a soma do volume caído durante todos os meses do ano. 

13) Quais são os três métodos utilizados para determinação da altura pluviométrica?
O método aritmético, o método de Thiessen e o método das Isoietas.

14) Quando se pode utilizar o método da média aritmética?
Esse método é o mais simples: consiste em determinar-se a média aritmética entre as alturas de chuvas medidas na área. Este método só apresenta uma boa estimativa se os aparelhos forem distribuídos uniformemente e a área for plana ou de relevo suave.

15) Como é realizado o método de Thiessen?
Esse método, que pode ser utilizado mesmo para uma distribuição não uniforme dos aparelhos. Consiste em atribuir um peso aos totais precipitados observados em cada aparelho, possibilitando que a área de influência de cada qual seja considerada na avaliação da média. Essas áreas de influência (pesos) são determinadas através de mapas da bacia com os postos, unido-se os postos adjacentes por linhas retas e, em seguida, traçando-se as mediatrizes destas retas, formando polígonos, cujos lados constituem os limites das áreas de influência de cada estação.

16) Em que consiste o método isoietas? 
De acordo com o método das isoietas, em vez de pontos isolados de precipitação determinados pelos aparelhos de medida, utilizam-se curvas de igual precipitação, cujo traçado é simples e semelhante ao das curvas de nível, onde a altura da chuva substitui a cota do terreno. A precipitação média sobre uma área é calculada ponderando-se a precipitação média entre isoietas sucessivas (normalmente fazendo a média dos valores de duas isoietas) pela área entre as isoietas, totalizando-se esses produtos e dividindo-se pela área total da bacia.

Fonte: Material dado em aula


2 comentários: