Ponto de fulgor (NBR 11341) consiste na determinação da
temperatura para a qual uma amostra de produto asfáltico começa a liberar gases
inflamáveis. É utilizado para identificar contaminação por solventes e para
prevenir acidentes. Estão
relacionados com a segurança do aplicador, de modo que a temperatura de
aplicação deve-se situar, pelo menos, 20ºC abaixo do ponto de fulgor. A
determinação (NBR 13341) é efetuada pelo método de Cleveland, no qual ocorre
uma passagem de chama sobre amostra padrão até a ocorrência de lampejos
inflamados;
Deve constar no relatório:
- Título;
- Objetivo;
- Metodologia;
Objetivo:
- Este ensaio tem como objetivo a determinação do ponto de fulgor do cimento asfáltico de petróleo (CAP), sendo que o ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.
- Cleveland NBR 13341.
- Vaso aberto Cleveland, que possui as seguintes partes:
- Cuba de ensaio;
- Placa de aquecimento;
- Dispositivo para aplicação da chama-piloto;
- Fonte de aquecimento;
- Suportes.
- Termômetro.
Material:
- O material utilizado foi o cimento asfáltico CAP 50/70 de petróleo disponível no laboratório
Procedimento:
- O termômetro será usado ou mantido em posição por qualquer dispositivo adequado;
- O fundo do bulbo deverá permanecer a 0,63 cm do fundo do vaso e a meia distância entre o centro e as paredes dos vasos;
- A chama de ensaio deverá ter aproximadamente 0,4 cm de diâmetro;
- aquecer a amostra de tal modo que, inicialmente, o aumento de temperatura seja de 14°C a 17°C por minuto;
- Quando a temperatura da amostra se aproximar de 56°C abaixo do ponto de fulgor esperado, diminuir a velocidade de aquecimento, de modo que o aumento da temperatura nos 28°C finais seja de 5°C a 6°C por minuto;
- O tempo de passagem da chama sobre a cuba deve ser de cerca de 1s;
- Anotar a temperatura lida como ponto de fulgor, quando aparecer o lampejo em qualquer ponto da superfície da amostra;
- Aquisição de dados retirados no equipamento e elaboração do relatório.
Relatório:
- Ponto de fulgor do CAP 50/70 Cleveland em °C: ____°C.
- Em termos de segurança do aplicador e mediante a Norma NBR 13341, quantos °C abaixo do ponto de fulgor calculado deve ser aplicado o asfalto: ____°C.
- Mediante a este experimento qual é a temperatura máxima que deve ser aplicada para armazenamento e transporte (Cleveland): ____°C.
Das aquisições dos dados, fazer comentário sobre:
- Importância desse ensaio.
- Temperatura do ponto de fulgor do asfalto medido no laboratório.
- Qual a temperatura máxima de aplicação desse asfalto.
- Fazer uma discussão dos resultados deste experimento relacionado com segurança.
Fonte: Material dado em aula.
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