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quinta-feira, 18 de abril de 2013

Hoje na Aula

      Ensaio para determinação do ponto de fulgor do Betume.


Ponto de fulgor (NBR 11341) consiste na determinação da temperatura para a qual uma amostra de produto asfáltico começa a liberar gases inflamáveis. É utilizado para identificar contaminação por solventes e para prevenir acidentes. Estão relacionados com a segurança do aplicador, de modo que a temperatura de aplicação deve-se situar, pelo menos, 20ºC abaixo do ponto de fulgor. A determinação (NBR 13341) é efetuada pelo método de Cleveland, no qual ocorre uma passagem de chama sobre amostra padrão até a ocorrência de lampejos inflamados;

Deve constar no relatório:
  • Título;
  • Objetivo;
  • Metodologia;

Objetivo:
  • Este ensaio tem como objetivo a determinação do ponto de fulgor do cimento asfáltico de petróleo (CAP), sendo que o ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.
Método:
  • Cleveland NBR 13341.
Aparelhagem:
  • Vaso aberto Cleveland, que possui as seguintes partes:
    • Cuba de ensaio;
    • Placa de aquecimento;
    • Dispositivo para aplicação da chama-piloto;
    • Fonte de aquecimento;
    • Suportes.
  • Termômetro.


Material:
  • O material utilizado foi o cimento asfáltico CAP 50/70 de petróleo disponível no laboratório
       Procedimento:

  • O termômetro será usado ou mantido em posição por qualquer dispositivo adequado;
  • O fundo do bulbo deverá permanecer a 0,63 cm do fundo do vaso e a meia distância entre o centro e as paredes dos vasos;
  • A chama de ensaio deverá ter aproximadamente 0,4 cm de diâmetro;
  • aquecer a amostra de tal modo que, inicialmente, o aumento de temperatura seja de 14°C a 17°C por minuto;
  • Quando a temperatura da amostra se aproximar de 56°C abaixo do ponto de fulgor esperado, diminuir a velocidade de aquecimento, de modo que o aumento da temperatura nos 28°C finais seja de 5°C a 6°C por minuto;
  • O tempo de passagem da chama sobre a cuba deve ser de cerca de 1s;
  • Anotar a temperatura lida como ponto de fulgor, quando aparecer o lampejo em qualquer ponto da superfície da amostra;
  • Aquisição de dados retirados no equipamento e elaboração do relatório.

Relatório:
  • Ponto de fulgor do CAP 50/70 Cleveland em °C: ____°C.
  • Em termos de segurança do aplicador e mediante a Norma NBR 13341, quantos °C abaixo do ponto de fulgor calculado deve ser aplicado o asfalto: ____°C.
  • Mediante a este experimento qual é a temperatura máxima que deve ser aplicada para armazenamento e transporte (Cleveland): ____°C.

Das aquisições dos dados, fazer comentário sobre:
  • Importância desse ensaio.
  • Temperatura do ponto de fulgor do asfalto medido no laboratório.
  • Qual a temperatura máxima de aplicação desse asfalto.
  • Fazer uma discussão dos resultados deste experimento relacionado com segurança.

      

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