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terça-feira, 12 de março de 2013

Hoje na Aula

Gerenciamento de Obras 26/02

Definição de liderança:
  • "É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum." (James Hunter)
  • "É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objetivos comuns."
  • "É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos." (Fachada, 1998)
Líder:
  • "Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação." (dicionário Aurélio)
Principais qualidades de um líder

Estilos de liderança
  • Autoritário
    • Toma decisões sozinho sem consultar ninguém;
    • Diz o que fazer, como fazer e quando fazer;
    • Dá ordens!
  • Democrático
    • Propõe uma decisão;
    • Faz consultas;
    • Decide em equipe;
    • Delega responsabilidades;
    • Orienta e apoia.
Funções do líder:
  • Coordenar:
    • Planejar: determinar objetivos, fazer previsões, analisar problemas, tomar decisões, formular políticas e/ou apoiar políticas;
    • Organizar: determinar as atividades que são necessárias para alcançar objetivos. classificar e distribuir o trabalho pelos grupos e indivíduos.
  • Desenvolver:
    • Influenciar: comunicar de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objetivos, de acordo com as finalidades da organização;
    • Controlar: conferir o realizado com o que foi planejado e proposto. Corrigir os desvios verificados.
Líder x Chefe



Planejamento de Obras
Organização das atividades da Obra
  1. Planejamento a longo prazo (global);
  2. Planejamento a médio prazo (reajuste);
  3. Planejamento a curto prazo (semanal).
Fases do planejamento:
  • Projetos e contratos;
  • Condicionamento da obra;
  • Reuniões entre equipes para definir plano de ação;
  • Metodologia - método de construção e organização;
  • Definição de diretrizes e metas;
  • Avaliar obras semelhantes.
Programação da Obra:
  • Material e mão de obra para cada etapa do serviço;
  • Programação dos equipamentos a serem utilizados;
  • Programação e recursos financeiros;
  • Detalhamento do cronograma físico financeiro.
Fonte: Material dado em aula.

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